fbpx
Delivery: (41) 3343-7777 | (41) 3243-9189

Alimentação sem glúten: O que um intolerante ao glúten pode comer?

Data: 28 de nov de 2017

Ultimamente você anda com diarreia, inchaços na barriga, perda de peso e outros sintomas que podem indicar uma doença de intolerância ao glúten? Visite um médico urgentemente! Agora, se você já foi ao médico e foi diagnosticado com algum tipo de intolerância ao glúten, é melhor que comece a ter novos hábitos alimentares imediatamente, cortando a substância definitivamente do cardápio. Listamos os principais pratos para evitar ou incorporar em uma alimentação sem glúten.

O que o intolerante ao glúten não pode comer

A farinha de trigo é o ingrediente glutinoso mais comum que você terá de evitar, mas existem outros diversos. Cevada, centeio, cereais, amido (sem indicar a origem no rótulo), proteína vegetal (sem indicar a origem no rótulo), malte e outros também não são recomendados, veja a lista completa a seguir.

Farinha na alimentação sem glúten

Farinha de trigo: Uma grande vilã da alimentação sem glúten. Imagem: mundoboaforma.com.br

São alimentos que naturalmente contém glúten*

Cereais e farinhas – Trigo, aveia (em flocos ou em farinha), centeio, cevada, malte e todos seus derivados, que incluem pães, torradas, bolos, massas e biscoitos.

Bebidas – Cerveja, whisky, vodka, gin, e ginger-ale, além de bebidas com malte (como o ovomaltine).

Leites e derivados – Achocolatados com malte, queijos fundidos ou que contenham cereais.

Proteínas animais – Carnes à milanesa, patês enlatados e embutidos, como salame, salaminho e algumas salsichas.

Grãos – Proteína vegetal hidrolisada e extratos protéicos vegetais.

Condimentos – Maionese, ketchup, mostarda e temperos industrializados podem conter o glúten.

Doces – Sempre verifique a embalagem, para ver se não contém alguma farinha com glúten.

Industrializados – Sempre verifique a embalagem, para ver se não contém alguma farinha com glúten.

Goma de mascar – Muitos não sabem dessa, mas as gomas de mascar Trident contêm glúten. Sempre que for comprar gomas de mascar, atente-se ao rótulo!

*Muitos desses alimentos listados têm alternativas sem glúten. Informações retiradas do site Minha Vida.

O que não tem glúten, mas precisa ser consumido com cautela

Biscoito de polvilho, pães de queijo, aveia e frios são alguns exemplos de alimentos que naturalmente não têm glúten, porém, deve-se tomar muito cuidado para evitar a contaminação cruzada, já que é comum que esses tipos de alimentos sejam manipulados e armazenados juntamente de outros que contém glúten e podem contaminá-los. Uma outra maneira de ocorrer a contaminação cruzada é através do uso de talheres contaminados, ou até mesmo do reaproveitamento do óleo de cozinha.

O que não tem glúten e o intolerante pode comer

Estes são os alimentos mais indicados para compor uma alimentação sem glúten.

1 – Frutas, verduras e legumes

Alimentação sem glúten com frutas, verduras e legumes

Uma boa alimentação sem glúten abusa das frutas, verduras e legumes.
Imagem: ideianutri.com

Alimentos que se enquadram nessa categoria são muito indicados na maioria das dietas que você irá encontrar por aí, inclusive em uma alimentação sem glúten. Além de conter nutrientes que irão suprir grande parte da necessidade diária que o seu corpo precisa, as frutas, verduras e legumes são grandes indicadas na alimentação sem glúten. Se você não costumava incluí-las no seu dia-a-dia, é melhor começar.

2 – Carnes, peixes e frutos do mar

Alimentação sem glúten carnes e peixes

As carnes são uma ótima fonte de proteína para toda alimentação sem glúten.
Imagem: brasilnamesa.com.br

Além de serem ricos em proteínas, esses alimentos são livres de glúten. Carne vermelha ou branca, peixes e frutos do mar podem ser preparados das mais diversas formas, e contam com os mais diversos cortes. É uma infinidade de possibilidades para uma alimentação sem glúten de qualidade.

Atenção: A tilápia é proibida em uma alimentação sem glúten! Diferente dos demais, é um peixe que não elimina completamente o glúten do seu organismo, que é adquirido através da ração quando criada em cativeiro.

3 – Laticínios

Os produtos derivados do leite não contêm glúten. Atente-se apenas aos acompanhamentos, como por exemplo utilizar a manteiga com um pão sem glúten, é claro, ou leite com achocolatado sem malte (Ovomaltine não pode). Aqui, vale ressaltar novamente: laticínios são produtos que estão mais propícios a conter contaminação cruzada, devido ao ambiente de manipulação compartilhado, portanto, tenha um cuidado redobrado!

4 – Batatas e mandioca

Alimentação sem glúten batata e mandioca

Batatas e mandiocas são versáteis para preparar diversas receitas que compõe uma alimentação sem glúten.
Imagem: blogdamimis.com.br

Tanto a mandioca, quanto qualquer tipo de batata são alimentos livres de glúten e podem compor a sua dieta, desde que você não esteja buscando cortar os carboidratos da sua alimentação. Ambas são bem versáteis, pois podem ser preparadas de diferentes formas e têm diversos derivados. A mandioca por exemplo, dá origem à farinha de mandioca, polvilho e tapioca (que pode ser uma ótima substituta para pães).

5 – Farinhas

Pode ficar tranquilo (a)! Bolos, tortas e salgados podem ser consumidos pelo intolerante ao glúten, desde que o preparo não seja feito com a tradicional farinha de trigo, que deve ser substituída por alguma destas opções: fécula de batata, farinha de arroz, farinha de mandioca, farinha de amêndoa, farinha de milho, fubá ou polvilho. Opções não faltam!

6 – Grãos

Desde os mais comuns, até os mais excêntricos. Arroz, milho, soja, feijões, lentilha, grão-de-bico, sorgo, quinoa, painço, trigo sarraceno, araruta, amaranto, teff, linhaça, chia, aveia sem glúten e gergelim são exemplos de grãos que estão liberados na alimentação sem glúten. Atenção: Grãos em silos contêm alta possibilidade de estarem contaminados, tome cuidado.

7 – Pizza da Rigani 

Pizza sem glúten em Curitiba

As pizzas da Rigani não têm glúten e são tão deliciosas que você se surpreende.
Imagem: Rigani Pizzaria em Curitiba

Muitas pizzas por aí não são aptas para um celíaco ou intolerante ao glúten comer, mesmo aquelas pizzarias que incluem a opção de pizza sem glúten no cardápio não são indicadas, pois é muito provável que exista a contaminação cruzada, já que todas as massas (sem glúten e com glúten) são preparadas em um mesmo ambiente. Não é o caso da Rigani! Aqui, absolutamente todas as pizzas são feitas com massa sem glúten, a partir de uma receita especial de fécula de batata e mandioca in natura. E o melhor: o sabor é incrível e não deixa a desejar em nada quando comparamos às massas tradicionais. Se você achou que não poderia comer uma boa pizza, estava enganado (a).

Acesse o cardápio sem glúten da Rigani, pizzaria em Curitiba no Batel

Com informações de:

OneMarket – http://blog.onemarket.com.br/

Minha Vida – http://minhavida.com.br/


Veja mais:

SEM GLÚTEN – ONDE COMER EM CURITIBA

O QUE É A DOENÇA CELÍACA?

Voltar
Compre sua Pizza e pague com os cartões em casa
Pizzaria Delivery em Curitiba:
(41) 3243-9189
(41) 3343-7777
Pizzaria em Curitiba | Av. Vicente Machado 2089, Cep: 80440-020, Batel - Curitiba, Paraná
CFW Agência de Internet